DISCIPULOS DO SHINSEIKAI

Saturday, December 15, 2007

TRADIÇÃO e MODERNIDADE


No post abaixo falei de Tradição X Vulgaridade, mas agora falo de Tradição e Modernidade, veja bem a diferença do que tento expresar atravéz do meu exemplo.
Hoje nossa sociedade é baseada no consumo desenfreado de bens materiais de curta duração como celulares, roupas, computadores, carros etc, que são destinados a uma padronização de todo um contexto social global, que ao meu ponto de vista cria uma vulgaridade demuitos aspectos da vida do ser humano.
As Tradições do passado de varias culturas singulares como a Japonesa, assim com a Gaúcha, vem ter a missão de preservar e cultivar esses valores, sendo estas transmitidas aos jovens e servindo como exemplo e inspiração para os dias atuais.
Meu Sensei uma vez me falou que devemos viver de acordo com a realidade de nossa época, nossos costumes atuais, que isso faz parte de um processo evolutivo do ser humano ( isso de acordo com cada cultura) no qual deve ser vivido.
Não adianta eu por exemplo querer viver sobe o código do Bushido como um antigo Samurai, mas posso através do Bushido viver nos dias atuais, aplicando seus ensinamentos no dia a dia,ou seja buscar nas antigas tradições inspiração para a modernidade (não para a vulgaridade).
Tudo no universo tem dois aspectos um positivo e um negativo ( Yin e Yang), sendo em nos necessária a sensibilidade e criticidade de discernir as coisas de uma forma que se possa auxiliar em nosso benefício evolutivo como especie humana, assim como a tradição do Karate-Do muitas vezes está sendo deturpada pelo ecesso de esportividade, mídia e espetacularização. Mas existe ainda aqueles tradicionais que buscam como fonte a preservação e o cultivo dessa arte.
O exemplo que cito é o Youtube:
Positivo pois encontra-se muito material de grande valor, como documentarios, gravaçoes antigas e coisas novas muito boas, servindo como divulgação em um nível mundial.
Negativo pois hoje ja esta vulgarizada esta mídia, pois se tem todo o tipo de video sem utilidade nenhuma, ou de acesso livre e imediato a quem quer que seja.
Reforço isso com o exemplo do Karate-Do. Quando iniciei no Karate (1989), aprendi poucos Kata com meus antigos instrutores, e que não tinham acesso ao conhecimento destes. Hoje com os recursos pode-se ver qualquer kata no Youtube sem restrições.
E eu me pergunto: O que se ganhou com isso?O que se perdeu com isso?
Se ganhou o acesso a informação que antes era restrita a um determinado público, e muitas vezes de dificil acesso, e se o leitor (espectador) desta informação souber ter críticidade e filtrar aquilo que é util pode-se ter um material de grande valor.
Se perdeu e muito o romantismo de ir embusca deste conhecimento, de construir esse conhecimento através da prática e da vivência, do treinamento através de uma orientação vinda de um Sensei.
Vejo em competições de Karate uma "robotização" dos atletas que buscam executar (em especial Kata) igual a algum mestre ou ao último campeão mundial, nao se vendo mais uma transmissão de originalidade e sentimentos próprios que fazem de uma apreentaçao de kata no Karate por exemplo um momento de grande beleza.
Um bom exemplo de inspiração no passado vindo para a modernidade é a revista em quadrinhos do Lobo Solitário. Uma linda história no Japão antigo, com uma grande dramaticidade, arte impecavel do Goseki Kojima e criação e roteiro fantástico do Kasuo Koike (vale a pena conferir).
Que muitas pessoas de valor ainda continuem buscando no passado imspirações para a atualidade, pois o passado nos diz muito daquilo que somos hoje.

OSS
Paulo Costa

No comments: